top of page

Secretaria de Esporte anuncia novo departamento na Suderj voltado à Pessoas com Deficiência

Suderj (Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro) agora passa a contar com uma vice-presidência para o Esporte e para a Saúde PCD, que tem à frente Renato de Paula, fisioterapeuta, pesquisador em neurociências e PhD

Quinta-feira (26), a pasta recebeu dois grandes paratletas, destaques em suas modalidades para um bate-papo sobre projetos futuros a serem desenvolvidos voltados para o público. Rafael Vitorino, atleta paralímpico de natação e badminton, e Davi Teixeira, bi-campeão mundial de surf adaptado foram apresentados ao secretário Rafael Picciani e ao vice-presidente para o Esporte e para a Saúde PCD da Suderj, Renato de Paula. Eles expuseram as dificuldades que enfrentam para se manterem competindo e também puderam ouvir novidades sobre os planos da pasta para atletas PCDs.


– O nosso propósito é de realmente construir um cenário esportivo no estado do Rio de Janeiro que seja para todos o tempo todo. Junto com a equipe do Renato de Paula, que está focada em incentivar e apoiar ideias e sugestões, vamos trazer de volta o protagonismo à Suderj, junto aos equipamentos esportivos, e fazer disso um reconhecimento e estímulo para que outros atletas se espelhem em vocês, assim como vocês se espelharam em alguém – explicou o secretário Rafael Picciani.


Acessibilidade com a atenção necessária

A nova pasta comandada por Renato conta com uma equipe disciplinada que além de trabalhar no incentivo e apoio aos atletas paralímpicos, pessoas com deficiências e com outras vulnerabilidades, fará a gestão dos equipamentos esportivos, garantindo a acessibilidade a todos os públicos.


– Estou muito honrado com o convite do secretário Rafael Picciani. Nossa ideia é transformar o esporte em uma ferramenta de saúde e inclusão. Quem tem saúde e está incluso tem liberdade de escolha, de ser um atleta de alto rendimento ou não. As pessoas com deficiência precisam experimentar o esporte, mas também quero deixar claro que a nossa pasta, além de ser para PCD é esporte para a saúde. Autistas, os idosos, obesos, mulheres, pessoas que talvez não tenham tanto destaque no esporte já podem se sentir acolhidas. Temos uma equipe para planejar e melhorar o que já existe para a saúde das pessoas mais vulneráveis e pessoas com deficiência – anuncia Renato de Paula.


Atletas que são exemplo em mais de uma modalidade

Durante o encontro, Davi e Rafael contaram um pouco de suas histórias e conquistas no esporte, mostraram suas medalhas e troféus, símbolos de muito esforço para a prática das modalidades a que se dedicam.


– Esse encontro que tivemos foi muito produtivo, pois pudemos entender as visões para a inclusão do esporte para todos, idosos e não só para os atletas paralímpicos. Temos que levar o esporte para o Rio de Janeiro que é feito para isso, é para todos e deve alcançar a todos – comenta Davi Teixeira, conhecido nas redes sociais como “Davizinho Radical”. Tendo iniciado no esporte na natação em 2018 por indicação médica por conta do nanismo, Rafael enfrenta, agora, as quadras do badminton, e já é o segundo no ranking nacional.


– Foi ótimo estar aqui hoje com o secretário Rafael Picciani. Nos sentimos incluídos e sentimos que vamos poder falar, pois estarão sempre abertos a nos ouvir, nos entender e saber o que estamos precisando. Estamos animados com esse novo direcionamento do esporte para pessoas com deficiência estarem incluídas nos planos do Governo do Estado – afirmou Rafael Vitorino.


A prática de esporte por pessoas com deficiência traz inúmeros benefícios à saúde, como melhora da mobilidade, equilíbrio, agilidade e coordenação motora. O tema é um dos pilares do Governo do Rio e recebeu atenção especial da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer, que abriu mais uma frente de trabalho para fomentar políticas públicas para pessoas com deficiência.

Comments


bottom of page