O número um Faixa Preta Master 5, categoria Super Pesado (até 100,5 kg), no Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu Desportivo, o macaense Rogério Cruz (Big), vai disputar o Campeonato Sul-Americano IBJJF - Jiu-Jitsu Championship, que acontece de sexta-feira (14) a domingo (16), no Parque Olímpico da Vila Militar, no Rio de Janeiro.
Rogério Big revela que a sua meta é chegar à primeira colocação no ranking da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ), como aconteceu quando disputou com Faixa Azul e Faixa Roxa. No Campeonato São Paulo Open, em 17 de setembro, ele foi campeão Faixa Preta Master 5 e segundo lugar Absoluto pela CBJJ.
O atleta, que está entre os dez melhores da sua categoria pela CBJJ, no último domingo (9), conquistou o título de campeão mundial pela International Sports Brazilian Jiu-Jitsu Association (ISBJJ), também no Rio.
Ele disputou o título de campeão mundial com Reginaldo Cardoso, da Gracie Barra, do Rio de Janeiro. Rogério, da equipe Cesar Maillet, venceu por três pontos a zero, depois de conseguir passar a guarda do adversário.
"Foi uma luta difícil. Mas consegui segurar até o final. Esta vitória foi fruto de muito esforço, de trabalho em equipe e do professor Cesar Maillet, sempre a nos orientar. Ele diz que quando ganha um, ganha todo mundo. É a satisfação de alcançar um objetivo. Também quero destacar o apoio da Prefeitura através do programa Bolsa Atleta", disse.
O esportista de 1,82 metros de altura e 99 quilos nasceu em Macaé e passou parte de sua infância no bairro Parque Aeroporto. Atualmente, com 51 anos de idade, é morador do bairro Visconde de Araújo. Aos 41 anos, ele ingressou no Jiu-Jitsu e passou a treinar todos os dias.
Big, como é conhecido, revela que sua carreira é inspirada na do multicampeão Faixa Preta de Jiu-Jitsu, Leandro Lo, que foi assassinado em agosto deste ano, em São Paulo. Quando Rogério não está treinando, gosta de aproveitar as praias macaenses com a família, nadar, ou ir à Região Serrana de Macaé para estar junto à natureza.
Rogério Cruz é integrante do programa Bolsa Atleta Macaé, que auxilia com custos de alimentação, inscrições e passagens para as competições. O programa também proporciona avaliações físicas periódicas, através de uma parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária.
コメント